sexta-feira, 16 de novembro de 2012

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Relato do parto



Tudo aconteceu muito de repente, muito fora de tudo que eu tinha planejado! Gabriela era esperada para o dia 04 de novembro ( 40 semanas ). Dia 04 de outubro (quinta-feira) fui a uma consulta normal com meu GO, não tinha dilatação, apenas alguns incômodos normais da gestação, para decidirmos a data do parto, ele pediu uma ultra - a última ultra ( obstétrica com doppler fluxometria colorido ultra placentário) - A ultra que vê se o cordão está enrolado e se está tudo ok, ele pediu então que na próxima quinta dia 11 eu a levasse para a consulta, que agora deveria de ser semana a semana, acontece que eu não consegui marcar a tal ultra, na perinatal da barra só tinha para dezembro e na policlínica de botafogo eu só consegui para o dia 18 de novembro, então o que pensei, remarquei com a Márcia (secretária) para o dia 18 a consulta, na segunda dia 15, aqui no Rio era feriado, além de ser dia do comércio, era dia dos securitários (trabalho em
seguradora), então estava em casa, comecei a sentir algumas cólicas e muitas, muitas pontadas que mal me deixavam andar, dava várias paradinhas de alguns minutos.



Na terça dia 16/10 resolvi ligar para o meu GO e dizer o que eu estava sentindo, resultado: levei um baita esporro por não ter ido na consulta e ter remarcado, ele disse que não queria nem me escutar, que eu tinha que comparecer urgente para ele me avaliar, que não precisava nem marcar, o consultório fica no mesmo bairro onde moro, então peguei o ônibus e fui, chegando lá ele me pesou, tirou a pressão, me fez algumas perguntas e foi a hora do maldito toque, como eu odeio! Kkkkkkkkkk... E ele falou: "O ou", e eu : " Ai meu Deus, o que foi?" e ele : "Peraí... Bruna, você está com 3 de dilatação !" . Aí eu comecei a falar né??!! " Ai meu Deus Avelino, e agora? Eu não arrumei a minha mala toda, não lavei e nem passei tudo, não tenho todas as coisas!!!!. Sim, eu entrei em desespero!

Ele disse então que teríamos que marcar logo o parto, para que não desse problema de quarto na maternidade e etc. Marcou então para dia 18, na quinta feira, mas me avisou : " Bruna, não sei se vai dar tempo, se ela vai esperar até lá ! Qualquer coisa me liga, mas qualquer coisa mesmo, a dilatação pode aumentar de uma hora para outra, como pode demorar! É só me ligar que vou pedir para você ir que estarei logo indo !" , ok, saí de lá com o olho arregalado... A minha princesinha estaria chegando bem antes do que eu tinha planejado! Liguei para meu amor e contei tudo, a reação dele foi engraçada pra mim, foi muito natural... " Quinta amor, já?! Que bom!!! Vou agilizar aqui (no trabalho) então para organizar tudo! Te amo!

Era a hora de correr com as coisas! Ainda bem que mudei a data do meu chá de bebê, eu iria fazer dia 20 de novembro, mas preferi dia 06, fiquei com medo de alguma coisa acontecer, que bom! Pq realmente aconteceu... Mas deu tudo certo! Corri para arrumar a mala, lavei e passei as roupinhas, minha mãe em desespero comigo, não queria deixar eu fazer nada, mas na quarta precisei ir ao mercado para comprar alguns itens de higiene que faltavam, terminei as lembrancinhas da maternidade, minha mãe fez a porta da maternidade e levou no dia do parto.



Chegou então o dia! O dia em que eu iria ver o rostinho da minha tão sonhada menininha!
Acordei normalmente, e fui fazer chapinha no meu cabelo, me queimei bonito e tive que ficar segurando gelo, isso me fez desmarcar a unha no salão (sim, eu dei um jeitinho horroroso em casa) ! Meu amor me levou para a então ultra, o médico Dr. Brenno que já havia feito outras ultras da Gabi, disse que estava com bem pouco líquido, mas que para o parto no dia estava ok, informou tbm que estava com uma volta de cordão no pescoço. Saímos da ultra e fomos correndo no shopping Rio Sul para almoçarmos e não passar do meu horário de jejum (passou um pouco), após comprei uma lembrancinha para o GO e fomos rápido para casa pois já estava em cima da hora!!

Cheguei na casa dos meus pais e minha mãe estava terminando os últimos saquinhos das roupinhas da maternidade, juntei as bolsas e fui tomar meu banho, me maquiei, peguei lembrancinhas, dei um beijo nos meus pais e no meu filho e meu marido chegou ! No carro estava minha sogra e a avó dele que foram com a gente, que ótimo pq chegando lá, dei a entrada e um pouco depois comecei a sentir algumas dores, ainda bem que o Dr. Avelino já estava lá, ele mandou nós subirmos direto para o centro cirúrgico! Eu não vi nem o quarto! Ainda bem que minha sogra estava lá... O quarto foi o 512 , mas não funciona o berçário do 5º andar, então ficam todos os bebês no berçário do 3° andar.






O que realmente interessa

Apesar de eu não ser mãe de primeira viagem, aquilo tudo era novo pra mim! Meu filho nasceu há 6 anos atrás, eu tinha 17 anos, não tinha plano de saúde, foi parto normal, nasceu de 41 semanas e não 37... Enfim, um monte de diferenças!

Como relatei aí em cima, só fui conhecer o quarto quando saí da sala de parto, então o meu GO pediu para que eu e meu marido fossemos para a sala, uma funcionária, muito simpática, nos levou até o vestiário e lá já estavam outras pessoas me esperando, falaram para eu tirar a roupa, elogiaram o tamanho da minha barriga e foram me descontraindo ( assumo que mesmo assim estava com muita vergonha de ter que tirar a roupa assim), após me deram um saquinho para que eu guardasse meus pertences - roupa, aliança, anel, brinco... - E depois entregaram para o meu amor.

Me deram uma camisola, aquelas aberta atrás, e me encaminharam para uma porta, quando saí... Caraca! Eu estava no corredor que levava para o parto com o bumbum de fora! Kkkkkkkk... Tinham dois homens (acho que maqueiros) e uma mulher que me ajudaram a subir na maca, me ajeitaram e me cobriram  isso pq eu só tinha uma mão, a outra estava fechando a camisola...Kkkkkkkkkkkkkkk... Me levaram para a sala do pré-parto, lá havia um posto de enfermagem e alguns aparelhos, uma enfermeira muito simpática me recepcionou e começou a colocar alguns aparelhos para medir sei lá o que e colocar uma pulseira de identificação.Logo veio um rapaz me fazer diversas perguntas como se eu já tinha feito alguma cesariana, se tinha alergia a algum medicamento e etc.





Meu amor saiu com a roupinha branca e me deixou mais tranquila, é muito bom quando sabemos que estamos com alguém de muita confiança ao nosso lado, me tranquilizei, senti vontade de ir ao banheiro e falei com a enfermeira, ela perguntou se eu aguentaria esperar, pois já me levariam para a sala do parto, disse que sim e fiquei aguardando, quando uns 20 minutos depois (isso mesmo, 20 minutos, segura xixi! Que o jajá demora!), foram me buscar que para minha surpresa o marido só entrava depois dos preparativos, pronto! Fiquei nervosa de novo! Foi um dos piores momentos da minha vida, fiquei muito nervosa, a sala estava muito fria, para completar a anestesista não era uma das mais simpáticas, porém muito competente, em momento algum ela me foi grossa, mas com companheiros sim! Me explicaram tudo o que estavam fazendo, colocando, me furando, e eu lá naquele frio só! Comecei a tremer, mas fiz de tudo para me manter calma, até que ela aplicou a anestesia que não dói, é só uma picadinha - eu tinha medo dela! - Então não se preocupem! Me deitou e colocou a sonda, escuto ela falar assim, por favor o pano, ela já está fazendo xixi ( Eu imagino o estrago, eu fiz xixi alguns segundos antes dela colocar a sonda, devo ter molhado tudo, mas venhamos, já deveria ter quase 1 hora que eu havia dito que estava querendo fazer xixi e não estava sentindo nada! Não tive culpa, lembrando eu me sinto que nem a Gabriela quando vou trocar a franda dela e ela faz xixi! Rs), começaram a chegar outras pessoas e o meu GO, me tranquilizei, até pq foram 8 meses de acompanhamento, parece até alguém da sua família! Então foram chamar o papai! Que beleza, aí ficou bom ! Rsrsrs

Já não sentia direito minhas pernas, quando fizeram o corte da minha cesárea e me perguntaram se eu sentia, não, eu não sentia nada (graças a Deus! Kkkkkkkkkk), eu só escutava o barulho da minha requência cardíaca e a segunda anestesista - era mais uma ajudante - que me perguntava se estava tudo bem, se eu sentia algo e meu amor dizendo que estava tudo bem, para que eu não me preocupasse, comecei a me sentir um pouco enjoada, sei lá, uma coisa meio estranha. Até que escuto a Gabi chorar e a auxiliadora falou: " E! Chorou antes da hora! " Kkkkkkkk, sim, ela chorou e ainda nem estava toda fora da minha barriga, muito menos com seu cordão cortado! Rs! Seu horário de nascimento foi 18:20.






Foi aí que começou meu sufoco, meu não, o da Gabi e o do pediatra...

1° pq ela bebeu muito líquido e isso a sufocou, o pediatra começou a pedir um tubinho maior, aquele não estava dando conta, e limpando ela, a virou de cabeça para baixo, deu-a tapas nas costas repetidamente! Não aguento nem ver o vídeo!

2° que tanto a pediatra quanto meu GO já haviam pedido para abaixar o ar da sala e acho que não o fizeram, sabe o resultado?! Gabriela só foi para o quarto no dia seguinte, pois mesmo na encubadora não conseguia pegar a temperatura suficiente para ficar fora dela, conosco!









Levaram então a Gabriela e meu marido acompanhou no berçário a pesagem - 3.565 kg - , a medida - 49 cm - e os outros procedimentos, eu recebi um medicamento e me disseram que eu iria descansar um pouco que em 2 horas eu iria para o quarto, ta bom, sei que apaguei e nem lembro o momento em que isso aconteceu, acordei sozinha no mesmo lugar onde estava antes de entrar na sala do parto, com aqueles aparelhos que eu não sabia para que serviam, enfim, acho que a enfermeira viu que eu estava com
um olhar do tipo " O que estou fazendo aqui" e veio falar comigo dos procedimentos, e que em 1 hora eu subiria para o quarto, e assim foi, não fiquei enjoada e nem sentia nada! Me levaram para o quarto e lá estavam meus pais, meu filho, a madrinha da minha bebê, meu marido, minha sogra e a avó do Felipe! Eles levantaram os panos que estavam em baixo de mim e me colocaram na maca! Que medo que fiquei de rolar! Rs! Mas deu tudo certo, a enfermeira colocou o acesso e o soro! Recebi o carinho de todos que estavam presentes, ficaram até a hora final da visita esperando Gabi chegar, mas ela não pode subir.E sem poder me mexer direito fiquei aflita, toda hora meu marido ligava ou ía ao berçário para saber como ela estava e vinha me trazer notícias, toda vez que uma enfermeira entrava para colocar algum remédio (na veia), tinha esperança que era a Gabi chegando, não dormimos direito, foi um momento de angústia. Tenho solidariedade imensa com mamães que lutam com seus filhos na UTI, que não é uma noite, são dias sem poder estar com seu bebê pertinho, oro muito por vocês!Enfim que ela chega!Que emoção! Cheia de dores eu queria pegá-la, sentí-la, dar "mamá", e a enfermeira me comunica que ela já tinha tomado mamadeira (aff), mesmo assim, ela mamou no peito - que no início é só colostro - e o pediatra mandou dar o complemento, uma vez eu estava tãooo cansada que a enfermeira entrou, deu o complemento e eu acordei quando ela já tinha dado! Mas que susto!







Na manhã do dia seguinte, chegou nosso café e meu amor me deu na boca, eu não conseguia me mover direito, como doía! Mais tarde a enfermeira chegou e me ajudou a levantar da cama, me ajudou no banho, foi super simpática e atenciosa! Ajudou a me secar, pegou o sabonete pra mim... Disse que eu não precisava ter pressa, para fazer tudo devagar. A partir dali comecei muito devagar a andar pelo quarto, tive muitos gases, doeu bastante, mas bastava eu ri que soltava um pum... KKKKKKKKKKKKK isso mesmo .

Doeu para amamentar, e ainda dói. Mas vale a pena! Não desistam! Aos poucos vamos nos acostumando!

A retirada da sonda não doeu, algumas pessoas relatam que sentiram algo, eu juro que não senti nada! Não usei a cinta pq lá elas enfaixavam, a melhor coisa que existe, só assim nos sentimos seguras! Quando retirou para eu tomar banho, meu Deus, pensei que eu ía cair no chão, parecia que estava tudo solto, além da flacidez!

Eu que já fiz um parto normal há 6 anos posso dizer, com toda a clareza, por favor, se puderem optar que façam o parto normal, pode doer um pouquinho mais na hora, mas depois compensa muito mais! Meu pós-parto foi dolorido demais, doía meu baixo ventre, a barriga, não levantava sozinha, fazia quase nada, durante alguns dias. Me recuperei bem, mas se pudesse voltar atrás escolheria o parto normal, o Go querendo ou não, há não ser que tivesse alguma complicação.

Bom, fica a dica da escolha do parto, por quem já fez os dois !



Bjos em todos e desculpa pelo tamanho do texto !

10 comentários:

  1. Oi querida !!!
    Linda a Gabi !!!
    tem uma brincadeira lá no meu cantinho pra você...
    beijosss

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga, que delicia ler seus posts, e imaginar que logo logo serei eu a ter a chara da sua princesa...olha quero saber se vc tem facebook, pra gente trocar esperiencias e um dia convesar tambem,
    bjkas de carinhoooo
    muuuuuuuito feliz por ti!!!!!!
    Parabens ela é lindona...

    ResponderExcluir
  3. Oii faz um tempão que acompanho vcs viu e amo seu cantinho !!!Parabéns pela princesa ...
    Deixei uma brincadeirinha pra vc la no meu cantinho
    Espero que goste ... beeeijo

    ResponderExcluir
  4. Oii, que lindo, adoro ler os relatos. Fiquei impressionada que mesmo ela vindo 3 semanas antes, veio com peso e tamanho de bebe com 40 né. Sabe que meu Gabriel nasceu de 41+5 com 54cm e 3995, gigantao, hehehe impossivel de ter de parto normal, eu até queria mas minha GO disse que sou mt pqna, nao tenho estrutura pra isso. Então ja sei que mais uma vez vou fazer cesarea, eu pretendo que venha com 40, mas nao sei nao pq ele ta se crescendo mt rapido. Adorei a parte do xixi hahaha sabe que quando minha bolsa estorou eu gritei "moçaaaa axo que fiz xixi na cama" kkk Sua Gabriela é linda demais, parabens mamae! bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá ! muito bom dia !

    recebi uma visitinha sua no meu blog e vim aqui para retribuir, seu blog é lindo e sua Gabi é uma princesa .... (eu conheci os blogs de tanto que procurava por relato de parto então imagina se não vou ler cada linha desta sua postagem rsrsrs) vou ler e comento novamente tah !

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Voltei rsrsrsrs

    Menina qui susto hein ... Graças a Deus deu tudo super certo !

    vi a foto do seu filho ali na lateral do blog um rapazinho já né ... lindo !

    beijos e muitas felicidades a vc e a sua familia !

    ResponderExcluir
  7. Oii flor!
    obrigada pelo carinho!:)
    Gabizinha é uma fofa, muito linda! parabens aos papais,
    agora a familia esta completa,só faltava ela né?!

    Ahh eu amei a perinatal, as enfermeiras me ensinaram um monte de coisas que nao sabia,rsrs

    beijinhoss em vcs!!

    ResponderExcluir
  8. Ahh meu Deus parabéns flor, sua filha é linda linda linda, Deus abençoe vcs estavam lindas as fotos esta emocionante eu to contagiada, rsrsrs
    Amei o cantinho de cara nova pra combinar com sua pequena tudo de mais lindo pra vcs minha flor! bjokas e abraços de felicitações pela chegada da sua princesa!

    ResponderExcluir
  9. Haaa que lindo Bruna!...vc é bem engraçada menina!...rsrsr

    ResponderExcluir
  10. Oi Bruna!
    Primeiro obrigada pelo carinho no meu cantinho viu!
    Bom, adorei seu relato de parto cheio de detalhes, pra mim que sou mamãe de primeira viagem, cada dica de vcs, que já são mães, ajudam muito rs!
    Graças a Deus foi só um sustinho e a Gabi nasceu linda e perfeita! Ah e grande tb rs!
    Parabéns pela princesinha!
    Bjos

    ResponderExcluir